Alcoolismo: como a psiquiatria pode ajudar?

alcoolismo-225x300

alcoolismo é um problema muito sério que afeta a vida de milhares de pessoas. Os que sofrem de alcoolismo muitas vezes colocam a bebida acima de todas as outras obrigações, incluindo trabalho e família, e podem desenvolver uma tolerância física ou sentir sintomas de abstinência se parar.

Quem pode ser considerado um alcoólatra

Um determinado indivíduo é considerado alcoólatra quando tem um consumo de bebida de maneira constante e descontrolada. Este consumo começa a afetar o seu contato social seja com a sua família e amigos ou mesmo no trabalho.

Quando um indivíduo começa a apresentar estes sinais deve receber uma atenção maior e a busca por tratamentos para alcoólatras deve ser realizada o mais rápido possível.

Sintomas do alcoolismo

Se não for tratada, o abuso de álcool pode sair rapidamente do controle. Reconhecer os sinais de alerta e receber o tratamento adequado para alcoolismo pode fazer uma diferença significativa no processo de recuperação de alguém.

Alguns dos sintomas mais comuns do abuso de álcool são:

  • perda de memória;
  • sinais de irritabilidade e alterações extremas de humor;
  • arrumar desculpas para beber, como relaxar, lidar com o estresse ou se sentir normal;
  • tornar-se isolado e distante de amigos e familiares;
  • beber sozinho ou em sigilo;
  • mudando a aparência e o grupo de conhecidos com quem você sai.

O abuso de álcool pode levar a uma série de problemas, afetando sua vida pessoal e profissional.

Tipos de tratamento

Embora não exista um plano único de tratamento do alcoolismo, muitas clínicas de reabilitação seguem uma diretriz geral. Estes oferecem uma linha de base para montar um plano de recuperação abrangente que proporcionará a maior chance de sobriedade duradoura. Acompanhe abaixo alguns estágios do tratamento do alcoolismo.

Desintoxicação

Quando você parar de usar álcool completamente, você pode experimentar sintomas de abstinência. O estágio de desintoxicação é o primeiro passo no processo de recuperação. Envolve eliminar completamente o álcool do seu corpo. Os sintomas mais graves de abstinência geralmente aparecem nas primeiras 24 a 48 horas após a última bebida. Seu especialista em tratamento poderá lhe dar medicamentos para ajudar a aliviar um pouco da dor.

 Reabilitação

Após o estágio de desintoxicação, você começará a reabilitação. Isso envolve uma ampla gama de diferentes terapias e tratamentos para ajudá-lo a combater os impulsos e gatilhos de beber. Durante este estágio, você também aprenderá habilidades de enfrentamento que podem ser aplicadas a situações cotidianas depois de deixar a reabilitação.

Acompanhamento Médico

A psicoterapia desempenha papel fundamental na recuperação. Procurar buscar com o paciente os motivos que o levam a beber e auxiliar na resolução dos conflitos permite a construção de uma personalidade mais madura, capaz de lidar com as adversidades sem precisar se refugiar na bebida.

Quer saber mais?

Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Belo Horizonte!

Deixe um comentário