Peeling Químico: o que é? Como funciona?

Peeling-químico_2
Peeling químico remove a pele velha para que novas camadas possam crescer em seu lugar

Eles vêm em diferentes níveis de intensidade para tratar uma variedade de problemas de cuidados com a pele, desde problemas de textura e hiperpigmentação até linhas finas e rugas. Em suma, os peelings químicos são tratamentos de resurfacing da pele que podem ser adaptados às preocupações de cada paciente. Mas o que faz um peeling químico e como funciona? Abaixo, abordamos esse assunto. Acompanhe!

Como funciona um peeling químico?

Durante um peeling químico, um “agente químico” é aplicado em sua pele para esfoliar a pele superficial (peeling) danificada pelo sol e aumentar a produção de colágeno para uma pele mais firme.

A maioria das cascas contém um dos seguintes ingredientes esfoliantes:

  • alfa hidroxiácidos (um AHA, como o ácido glicólico);
  • beta hidroxiácidos (ácido salicílico, também conhecido como BHA).

Há peelings leves e superficiais, peelings médios e peelings profundos. Os peelings superficiais oferecem uma melhoria muito menos dramática do que os peelings médios ou profundos (por exemplo, ácido TCA-tricloroacético ou à base de fenol), mas o risco de efeitos colaterais, alguns dos quais são graves, é maior com peelings profundos.

Há tempo de inatividade?

Sim, todos os peelings químicos exigem algum tempo de inatividade. A descamação leve, irritação e descamação geralmente ocorrem por alguns dias após a descamação da luz. Pode levar até seis semanas para a pele retornar à sua aparência normal após um peeling químico médio. Peelings químicos profundos são mais próximos em natureza a um tratamento cirúrgico – os pacientes geralmente são solicitados a descansar a pele por duas semanas antes de poderem retomar suas atividades normais ou usar maquiagem. A pele pode permanecer vermelha por até três meses.

Quais são os resultados esperados?

Os resultados dos peelings químicos variam para cada paciente. É recomendável perguntar ao seu médico quais resultados você pode esperar durante sua consulta pré-tratamento.

Dito isto,

são destinados a melhorar a aparência de:

  • cicatrizes de acne ou acne;
  • idade e manchas no fígado;
  • linhas finas e rugas;
  • sardas;
  • pigmentação da pele irregular;
  • pele áspera e manchas escamosas;
  • cicatrizes;
  • pele danificada pelo sol.

Minha pele literalmente “descascará”?

Os peelings químicos removem as camadas externas da pele para reduzir ou eliminar a aparência de várias imperfeições e condições da pele. Depois que um paciente sofre uma casca de pele, as camadas tratadas da pele gradualmente se desprendem, revelando uma nova camada de pele.

O que posso esperar depois de ter um peeling químico?

Todos os peelings requerem algum cuidado de acompanhamento:

Os peelings médios usam uma solução que pode penetrar fundo o suficiente para melhorar a pele em uma casca, e versões leves são seguras para uso no pescoço, nas mãos e em outras áreas. Você pode repetir cascas mais leves se o seu médico disser que está tudo bem.

Os peelings profundos usam uma solução que remove várias camadas da pele para tratar rugas profundas, vincos, cores irregulares e alguns crescimentos de pele pré-cancerosos.

Peelings médios e profundos requerem muito tempo de recuperação, durante o qual você toma medicação antiviral e fica dentro de casa. Após um peeling médio, a pele ficará vermelha e inchada por vários dias.

 

Deixe um comentário