Celulite: tudo o que você precisa saber

cellulite_2 A celulite é uma condição na qual a pele tem uma aparência com covinhas irregulares. Ela geralmente afeta as nádegas e as coxas podendo também ocorrer em outras áreas. Geralmente ocorre quando os depósitos de gordura atravessam o tecido conjuntivo sob a pele. Uma dieta com baixo teor de gordura, a cessação do tabagismo e um estilo de vida ativo podem ajudar a reduzir a incidência de celulite. A celulite pode afetar homens e mulheres, mas é mais comum em mulheres, devido às diferentes distribuições de gordura, músculo e tecido conjuntivo.

Graus de celulite

Uma escala de gravidade da celulite é classificada em três graus:

Grau 1 ou leve: há uma aparência de “casca de laranja”, está classificado entre 1 e 4 depressões superficiais e é aparente somente quando você aperta a sua pele.

Grau 2 ou moderado: Está entre cinco e nove depressões de média profundidade. Isso acontece porque, provavelmente você não cuidou da sua alimentação, exagerando nos doces e nas frituras, além de não ter feito exercícios. Com isso, seu sistema linfático se comprometeu e a sua pele ganhou um aspecto acolchoado e mole, tornando-se amarelada quando apertada graças ao acúmulo de líquidos.

Grau 3 ou grave: Possui 10 ou mais depressões profundas. Nessa fase, a pele apresenta uma textura acolchoada e surgem nódulos de fibrose que tornam o aspecto nada bonito de se ver e sentir. A celulite chega a esse grau quando não foi tratada adequadamente nos primeiros estágios através da alimentação e atividades físicas, por alterações hormonais ou pelo efeito sanfona.

Causas

A causa parece resultar de uma interação entre o tecido conjuntivo na camada dermatológica que fica abaixo da superfície da pele e a camada de gordura que está logo abaixo dela.

Nas mulheres, as células adiposas e o tecido conjuntivo são organizados verticalmente. Se as células adiposas se projetam para a camada da pele, isso dá a aparência de celulite.

Nos homens, o tecido tem uma estrutura cruzada, o que pode explicar por que é menos provável que eles tenham.

Outros fatores:

Fatores hormonais e idade

Os hormônios provavelmente desempenham um papel importante no desenvolvimento da celulite. Estrogênio, insulina, hormônios da tireoide e prolactina fazem parte do processo de produção da celulite.

Uma teoria é que, como o estrogênio nas mulheres diminui na abordagem da menopausa, o fluxo sanguíneo para o tecido conjuntivo sob a pele também diminui. Menor circulação significa menos oxigênio na área, resultando em menor produção de colágeno. As células adiposas também aumentam à medida que os níveis de estrogênio caem e a idade também faz com que a pele se torne menos elástica, mais fina e mais propensa a ceder.

Fatores genéticos

Certos genes são necessários para o desenvolvimento da celulite. Fatores genéticos podem estar ligados à velocidade de metabolismo de uma pessoa, distribuição de gordura sob a pele, etnia e níveis circulatórios.

Fatores dietéticos e estilo de vida

A celulite não é causada por “toxinas”, embora um estilo de vida saudável possa ajudar a reduzir o risco. As pessoas que comem muita gordura, carboidratos, sal e pouca fibra provavelmente terão maior quantidade de celulite. Também pode ser mais prevalente em fumantes, naqueles que não se exercitam e naqueles que se sentam ou permanecem em uma posição por longos períodos de tempo.

A celulite é mais prevalente em pessoas que têm excesso de gordura, mas as pessoas magras e em forma também podem tê-la. É mais provável que aconteça depois dos 25 anos de idade, mas também pode afetar pessoas mais jovens, incluindo adolescentes.

Quais são os tratamentos indicados?

Existem muitos artigos sobre celulite, e existem muitos tratamentos, que vão desde mudanças na dieta até cremes de celulite e tratamentos mecânicos.

Alguns tratamentos têm efeito em estudos médicos. Estes incluem o seguinte:

  • terapia de ondas acústicas;
  • terapia a laser, luz ou radiofrequência;
  • subcisão (técnica cirúrgica feita em consultório);
  • tratamentos por massagem;
  • lipoaspiração assistida por laser;
  • lipoescultura ultrassônico;

Cremes de retinol ou produtos tópicos contendo 0,3% de retinol também podem ter algum efeito sobre a celulite. Algumas pessoas afirmam que isso reduz a aparência da celulite. O retinol pode ajudar a engrossar a pele, o que pode explicar a diminuição da aparência da celulite. É necessário aplicar o produto por seis meses ou mais para ver um efeito.

Como os médicos diagnosticam e avaliam a celulite

A celulite é um problema cosmético. O aspecto característico da celulite é suficiente para confirmar que a condição está presente. Não há testes de diagnóstico para celulite.

Tipos de especialistas

Como a celulite é um problema cosmético, os médicos estéticos, incluindo cirurgiões plásticos e alguns dermatologistas, podem oferecer alguns tratamentos para a celulite.

Qual é o prognóstico da celulite

A celulite não é um problema médico e não tem consequências adversas para a saúde. A maioria dos tratamentos oferece apenas uma solução parcial e temporária. O prognóstico se resume à opinião cosmética e aos resultados do tratamento.

É possível prevenir a celulite

Nem sempre é possível prevenir a celulite, mas manter um peso saudável e fazer exercícios regularmente pode ajudar a diminuir a aparência da celulite. Manter a hidratação (beber muitos líquidos) e deixar de fumar também pode tornar a celulite menos perceptível.

Deixe um comentário