Aparelhos de Estética: quais comprar?

aparelhos-de-estética-300x300

 

Para os profissionais da área de estética, especialmente para os iniciantes, uma das maiores dúvidas na hora de fazer um primeiro investimento, é saber quais são os principais aparelhos de estética a serem adquiridos e porque comprá-los seria uma boa opção.

Com tantas tecnologias e inovações, você sabe em qual equipamento realmente deve investir? Se você tem dúvidas, esse artigo foi feito para você!

Nele abordaremos os principais tipos de aparelhos, suas funcionalidades, modo de aplicação e contra indicações. Acompanhe conosco!

Aparelhos de Estética: quais comprar?

Você precisa estar atento ao mercado. Com as tecnologias, novos modelos e procedimentos estéticos surgem todos os dias. Alguns equipamentos de estética são indispensáveis para que sua clínica esteja pronta para atender os clientes.

Analise o seu planejamento do negócio e prepare a lista de acordo com o que foi pensado. Vamos apresentar itens importantes para qualquer atendimento e os aparelhos mais utilizados nas clínicas em todo o país.

Equipamentos indispensáveis para clínicas de estética

Vaporizador / Vapor de Ozônio

Um dos principais procedimentos faciais é a limpeza de pele. Na limpeza é realizada não somente a higienização básica com uso de sabonete específico, mas também a extração de comedões (aqueles cravinhos chatos de tirar).

Para facilitar a saída desses comedões sem tanto sofrimento, além da solução emoliente, é utilizado também o aparelho vapor de ozônio, um equipamento que permite a aplicação de vapor de água aquecido sobre a pele do paciente de maneira direcionada.

O vapor de ozônio aplicado na pele, ajuda na restauração, gerando uma série de benefícios que auxiliam no rejuvenescimento da pele, principalmente no rosto.

No entanto, a forma indevida de uso e a falta de cuidados com a qualidade da água são os maiores agravantes para a possibilidade de ocorrências de riscos nas clínicas.

Para que estes incidentes sejam evitados são necessários alguns cuidados imprescindíveis como:

  • Optar sempre por adquirir equipamentos de fabricantes idôneos que tenham Registro no Ministério da Saúde;
  • Ao comprar o equipamento testá-lo antes do uso em pacientes;
  • Utilizar sempre água filtrada;
  • Observar se a tampa está bem rosqueada vedando perfeitamente a caldeira para evitar vazamentos de água fervente;
  • Nunca adicionar água fria dentro da caldeira fervendo;
  • Não exceder o tempo de aplicação do vapor com ozônio além de 5 minutos, pois sabemos que o ozônio é um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, mas que em excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado;
  • Nunca adicionar óleos essenciais para aromaterapiaà água porque estes danificam o funcionamento do equipamento.

Contraindicações

  • peles sensíveis, só deve ser aplicado com uma gaze úmida sobre o rosto;
  • não aplicar em pessoas com tumores;
  • não aplicar em crianças;
  • pessoas com asma podem sentirem-se sufocadas com o vapor.

Saber como funciona o aparelho vapor de ozônio é fundamental para o manuseio e sua aplicação. O profissional que dominar essas informações, técnicas e benefícios, certamente realizará um melhor atendimento e consequentemente terá maior sucesso.

Ultrassom de 3Mhz

O equipamento de Ultra-som 3MHz além de moderno, foi desenvolvido e testado de acordo com normas internacionais NBRIEC60601-1, NBRIEC60601-2-10 e NBRIEC60601-2-5, o que garante sua utilização segura e eficaz nas mais diversas situações clínicas, pois emite doses precisas e principalmente, dentro da faixa terapêutica, minimizando os riscos de lesão.

Desta forma, o ultrassom pode ser usado em uma diversidade ampla de tratamentos:

  • para descompactar gordura e redução de medidas;
  • para soltar aderências e nódulos de celulite;
  • para pré e pós-operatório de cirurgias plásticas (agindo como anti-inflamatório e regenerativo no pós operatório imediato e evitando ou melhorando o aspecto de fibroses e aderências no pós operatório tardio).

Técnica de aplicação

Em média, o tempo de aplicação do ultrassom é de 4 minutos por área. A técnica de manipulação é provavelmente a mais responsável pelos efeitos terapêuticos do ultrassom a qual requer do profissional além de cuidados com o manuseio do equipamento, atenção no tempo de execução.

O transdutor deverá estar em contato constante com a pele, e os movimentos devem ser leves e manter sempre o mesmo ritmo, exercendo pressão moderada.

 Contraindicações

Abaixo se encontram algumas contraindicações instituídas para a aplicação da terapia ultrassônica:

  • sobre útero gravídico;
  • processos infecciosos;
  • sobre ou próximo a áreas com alterações vasculares como trombose venosa profunda, flebite;
  • sobre órgãos reprodutores, olhos, ouvidos e área cardíaca;
  • sobre marca-passo;
  • aplicação sobre lesões malignas e pré-cancerígenas;

 Criolipólise

O tratamento de Criolipólise é o método mais eficaz para eliminação de gordura localizada e por isso é o um dos aparelhos de estética mais “queridinho” das clínicas. A técnica consiste no resfriamento da gordura localizada, provocando a destruição dos adipócitos (células de gordura) e sua consequente eliminação pelo organismo.

De acordo com os estudiosos, o corpo entende que aquelas células, que se romperam em função de serem expostas a baixas temperaturas, não fazem mais parte do organismo, que as expele naturalmente.

Como é o procedimento

Na hora da aplicação, a área a ser tratada recebe uma manta protetora, uma membrana anticongelante, que tem substâncias específicas para pele não congelar. Esta manta funciona como uma “capa protetora” no local.

ATENÇÃO! A manta não é reutilizável. Uma vez usada, deve ser jogada fora. Devemos procurar aquelas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em seguida, é aplicada no local uma manopla da máquina, que vai fazer uma sucção a vácuo da região a ser tratada. O ideal é que esta manopla, que tem formato de um “copo”, esteja cheia da metade até o topo.

Logo após o acoplamento da região, a máquina vai aquecer a uma temperatura de 42o C e logo em seguida resfriar e pode chegar até -10o C. O resfriamento é gradativo e cada sessão pode durar de 45 a 60 minutos.

Quais as contraindicações para a criolipólise?

As pessoas que não devem se submeter à técnica são:

  • obesos, com grau de flacidez acentuado na região,
  • gestantes,
  • mulheres que estão amamentando,
  • pessoas com alergia ao frio,
  • portadores de marca-passo,
  • pessoas com presença de hérnia no local e
  • pessoas que usam continuamente anticoagulante.

Vale enfatizar que devemos sempre buscar hábitos saudáveis e a atividade física é um deles.

Esses são os principais aparelhos de estética indispensáveis em sua clínica para atender os seus clientes da melhor maneira, com variedade de resultados e procedimentos, e que ainda garantem a segurança de todos que frequentam o ambiente.

Como vimos, são equipamentos simples, mas que trazem grandes resultados e agregam bastante valor e eficácia aos nossos tratamentos!

E aí, gostou desse artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então se inscreva em nossa newsletter e receba mais dicas sobre os aparelhos que estão revolucionando no mercado de estética.

Deixe um comentário