Rinoplastia: como é feita a cirurgia

Rinaplastia

Para homens e mulheres que estão insatisfeitos com o tamanho e a forma do nariz, a rinoplastia, também conhecida como cirurgia de remodelação nasal, oferece uma solução cosmética segura e eficaz.

Durante o procedimento, o cirurgião plástico esculpe a cartilagem e o osso do nariz do paciente para obter a aparência mais desejada.

Se você pretende fazer uma cirurgia no nariz, existem algumas coisas importantes a considerar. Falaremos nesse post sobre os procedimentos e benefícios da cirurgia. Acompanhe!

Para que serve a rinoplastia?

O procedimento da cirurgia plástica de nariz permite que o cirurgião plástico molde as estruturas nasais, como cartilagens e ossos, a fim de se adequar ao desejo ou à necessidade do paciente. Contudo, existem algumas condições que são mais frequentemente indicadas para a rinoplastia, tais como:

Estética: consiste em uma cirurgia plástica realizada exclusivamente para a correção de alguma imperfeição estética, que não afeta na função respiratória do paciente, mas que influencia diretamente na autoestima dele;

Funcional: é a cirurgia plástica do nariz realizada com o objetivo de corrigir alguma condição que esteja prejudicando a função respiratória do paciente, como a correção de desvio de septo, por exemplo;

Secundária: também chamada de rinoplastia de revisão ou de correção, a rinoplastia secundária consiste em um segundo procedimento, que é realizado com o objetivo de corrigir características que não foram alteradas no primeiro ou que surgiram como consequência da primeira rinoplastia;

Étnica: assim como o cabelo, o tom de pele, entre outros fatores, o nariz também reflete traços de descendência da pessoa. A rinoplastia étnica é definida pelo procedimento no qual o cirurgião plástico realiza alterações na estrutura nasal do paciente, de acordo com as necessidades e desejos dele, mas preservando as características individuais e traços étnicos;

Reconstrutiva: é a cirurgia plástica do nariz realizada em pacientes que sofreram algum tipo de trauma que gerou lesões e deformações nasais. Nesse tipo de rinoplastia é bastante comum a necessidade de enxertos cartilaginosos e de pele do próprio paciente.

Procedimentos

Anestesia

Na maioria das vezes é utilizada a anestesia local com sedação ou geral. Os cirurgiões costumam dar essa preferência porque é mais confortável para o paciente em cirurgias que se trabalha a face. Durante o período que o paciente estiver na clínica, ele deverá ser monitorado pelo anestesista, o que é de suma importância para a realização da cirurgia.

A incisão

A rinoplastia pode ser feita de duas formas diferentes: procedimento fechado ou aberto.

Procedimento fechado – são feitas incisões no interior do nariz, onde ficam as cicatrizes.

Procedimento aberto – é feita uma incisão na columela (faixa entre as asas nasais), e então são levantados os tecidos, deixando a estrutura nasal exposta.

Em seguida, um molde de alumínio e espuma colante – tala ou splint – é colocado no nariz do paciente, permanecendo durante 7 a 14 dias, dependendo do tipo de cirurgia.

Eu vou sentir dor após a cirurgia?

Apesar de cada paciente ter um nível de sensibilidade diferente à dor, os dias após a rinoplastia são praticamente indolores. Se o paciente se sentir desconfortável, os analgésicos receitados como precaução serão suficientes para acabar com a dor.

Rinoplastia x preço

O preço total de uma cirurgia plástica no nariz inclui valores de internação, anestesista e equipe cirúrgica, podendo variar de acordo com a complexidade do procedimento proposto.

Deve ser realizado em bloco cirúrgico por um cirurgião plástico certificado, com paciente monitorizado e acompanhado pelo médico anestesista.

Quando poderei tomar sol?

Para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 dias, devido ao maior edema (inchaço) nesta fase pós-operatório.

Resultados

Existem diversas fases evolutivas logo após o ato cirúrgico. Por isso não se assuste com os inchaços, hematomas e manchas. Todos os efeitos pós-cirúrgicos diminuirão gradativamente até desaparecerem por completo.

Somente após cerca de 6 meses é possível ver o resultado definitivo, já que a cicatrização foi completada e o inchaço desapareceu. Isso, portanto, deve ser algo que o paciente deve levar em conta ao se submeter à cirurgia.

Em nossa clínica de cirurgia plástica, você irá encontrar uma equipe médica qualificada, pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a cirurgia de nariz.

Deixe um comentário