Cuidados pré-operatórios: qual é a importância?

cuidados-pré-operatório-300x197

Cuidados pré-operatórios são a preparação e o gerenciamento de um paciente antes da cirurgia. Inclui preparação física e psicológica. Durante a fase pré-operatória, a ênfase é colocada em:

  • Avaliar e corrigir problemas fisiológicos e psicológicos que podem aumentar o risco cirúrgico.
  • Dar ao paciente e a outras pessoas orientações completas sobre a cirurgia.
  • Instruir e demonstrar exercícios que irão beneficiar o paciente no pós-operatório.
  • Planejamento para alta e quaisquer mudanças projetadas no estilo de vida devido à cirurgia.

Pacientes que estão fisicamente e psicologicamente preparados para a cirurgia tendem a ter melhor resultado cirúrgico. O cuidado pré-operatório é extremamente importante antes de qualquer procedimento invasivo, incluindo procedimentos cirúrgicos menores e maiores. A boa comunicação entre todos os membros da equipe de saúde garantirá que o paciente esteja bem preparado e pronto para se submeter ao procedimento.

O que é preparação física?

A preparação física pode consistir em uma história médica completa e exame físico, incluindo os antecedentes cirúrgicos e anestésicos do paciente.

A paciente deve informar ao médico e a equipe de saúde se tiver história de reação adversa à anestesia ou história familiar de hipertermia maligna.

O paciente deve fornecer uma lista de todos os medicamentos, vitaminas e suplementos alimentares que ele usa.

Também inclui a avaliação de fatores de risco que podem prejudicar a cicatrização, como deficiências nutricionais, uso de esteroides, radiação ou quimioterapia, abuso de drogas ou álcool ou doenças metabólicas, como diabetes.

A alergia ao látex tornou-se uma preocupação de saúde pública. O látex é encontrado na maioria das luvas cirúrgicas estéreis, e é um componente comum em outros suprimentos médicos, incluindo máscaras de anestesia geral, tubos e frascos de medicação de múltiplas doses. Todo paciente deve ser avaliado para uma potencial reação de látex. Pacientes com sensibilidade ao látex devem ter seu prontuário sinalizado com um rótulo de advertência.

Testes de avaliação

Os exames laboratoriais podem incluir:

  • hemograma completo;
  • grupo sanguíneo e fator Rh;
  • eletrólitos e creatinina séricos;
  • testes de coagulação;
  • glicemia;
  • análise de urina.

O paciente provavelmente terá um eletrocardiograma (ECG) se tiver história de doença cardiovascular ou tiver mais de 50 anos de idade.

Uma radiografia de tórax é feita se o paciente tiver um histórico de doença respiratória ou se tiver sinais e sintomas cardiopulmonares.

O seu profissional de saúde pode aconselhar testes de avaliação, dependendo do seu historial médico, dos resultados do exame físico, da avaliação do risco pré-operatório e do julgamento clínico.

Na noite anterior à cirurgia, a preparação da pele é ordenada de acordo com os protocolos do hospital. A preparação é feita para tornar a pele livre de micro-organismos, diminuindo assim a possibilidade de bactérias entrarem na ferida a partir da superfície da pele durante a cirurgia.

O que é preparação psicológica?

A preparação psicológica do paciente antes da cirurgia não pode ser negligenciada. Isso pode ser especialmente benéfico para pacientes que estão gravemente doentes ou que estão tendo um procedimento de alto risco.

A família precisa ser incluída no atendimento psicológico pré-operatório. Pacientes e famílias que estão preparados psicologicamente tendem a lidar melhor com o curso pós-operatório do paciente. A preparação permite que os pacientes administrem a dor pós-operatória com mais eficácia.

O que é o ensino pré-operatório?

O ensino pré-operatório deve ser individualizado para cada paciente e deve atender à necessidade do paciente de obter informações sobre a experiência cirúrgica, o que, por sua vez, pode aliviar a maioria dos seus medos.

O que é consentimento informado?

O consentimento por escrito do paciente ou do responsável pela cirurgia é uma parte vital dos cuidados pré-operatórios.

O médico que irá realizar o procedimento deve explicar os riscos e benefícios da cirurgia, juntamente com outras opções de tratamento.

O paciente que consente em fazer uma cirurgia (particularmente uma cirurgia que requer anestesia geral), se torna dependente do conhecimento, habilidade e integridade da equipe de saúde. Ao aceitar essa confiança, os membros da equipe de saúde têm a obrigação de fazer do bem-estar do paciente sua primeira consideração durante a experiência cirúrgica.

Cuidados pré-operatórios podem ajudar-nos a obter melhores resultados cirúrgicos e promover a recuperação do paciente.

Para maiores informações sobre os cuidados pré-operatórios acesse o site: http://www.luciogama.com.br/blog/dicas-para-o-pre-e-pos-operatorio/

Deixe um comentário