Após perda de peso significativa ou alterações no corpo após a gravidez, a pele e os músculos da barriga podem permanecer soltos e ficar esticados.
Ao contrário do peso extra, esses problemas não podem ser corrigidos com dieta ou exercício. Em vez disso, a cirurgia plástica geralmente oferece a solução mais eficaz.
Enquanto uma abdominoplastia completa ou uma mini-abdominoplastia podem ajudar a melhorar os contornos do seu meio, existem quatro diferenças definitivas entre esses dois procedimentos. Vamos conhecer essas diferenças!
1. Comprimento da incisão
Uma das diferenças mais notáveis entre uma abdominoplastia completa e uma mini-abdominoplastia é o comprimento da incisão inicial.
Uma incisão de abdominoplastia completa geralmente vai de quadril a quadril, enquanto uma mini-abdominoplastia usa uma incisão mais curta, mesmo que a colocação seja a mesma.
Embora a ideia de uma cicatriz menor seja compreensivelmente atraente para muitos pacientes, lembre-se de que uma incisão mais curta também significa acesso mais limitado durante a cirurgia, o que poderia afetar o nível de correção que seu cirurgião de abdominoplastia é capaz de alcançar.
2. Possível nível de correção
Uma abdominoplastia completa puxa a pele novamente e repara os músculos abdominais desde as costelas até o púbis.
Por esta razão, os pacientes que têm pele ou frouxidão muscular através da parte superior do abdômen, em quase todos os casos, observam melhores resultados com a cirurgia tradicional de abdominoplastia.
Uma mini-abdominoplastia, por outro lado, aperta apenas a pele e o músculo da barriga inferior. As correções começam logo abaixo do umbigo.
No entanto, os pacientes cuja frouxidão da pele e do músculo é limitada apenas à parte inferior do abdômen podem ficar muito felizes com uma mini-abdominoplastia, especialmente se os músculos abdominais superiores já estiverem razoavelmente em boa forma.
3. O umbigo
Durante uma abdominoplastia completa, o umbigo existente é removido e realocado. Isso ocorre porque o posicionamento do umbigo é puxado para baixo no abdome durante a cirurgia, e a posição resultante não pareceria correta se deixada como está.
Uma vez que uma mini-abdominoplastia remove menos a pele, a colocação do umbigo natural não é visivelmente alterada e não precisa ser reposicionada, removida ou recriada.
Isso também significa que não há risco de uma cicatriz ao redor do umbigo, como às vezes é visto em uma cirurgia tradicional de abdominoplastia.
4. Recuperação
Além dos cuidados básicos, paciência também será fundamental no seu pós-operatório de abdominoplastia completa.
Ao se preparar para fazer este procedimento, tenha em mente que cirurgia plástica não é um milagre, em que você acorda da anestesia e está com a barriga chapada.
Cada etapa do processo é importante e contribui para uma recuperação mais tranquila e um resultado mais satisfatório.
Confira abaixo alguns cuidados básicos do pós-operatório de abdominoplastia completa:
Atividades leves
No pós-abdominoplastia o retorno às suas atividades do cotidiano será gradativo, mas no geral ocorre em 3 semanas. Claro que isso pode variar dependendo da evolução de cada paciente e até da atividade em questão.
Posição curvada
Você não deverá esticar seu tronco por cerca de 3 semanas após a cirurgia para evitar a abertura dos pontos. Por este motivo deve andar de forma curvada. Ao longo desse período, a pele se acomoda naturalmente e a curvatura será menor.
Dormir de barriga para cima
Na hora de dormir, a posição certa é de barriga para cima, com a cabeça mais alta e as pernas dobradas, apoiadas em travesseiros. Isso deve ser feito no primeiro mês com o objetivo de evitar esforço na região e, consequentemente, a abertura de pontos. Além disso, auxilia na prevenção de trombose.
Pequenas caminhadas
Evitar esforço físico não significa que você deve ficar imóvel. Pelo contrário, é recomendado que você faça pequenas caminhadas, devagar e respeitando as limitações do seu corpo.
Cuidados básicos do pós-operatório da mini-abdominoplastia:
O pós-operatório da mini-abdominoplastia é mais rápido que uma abdominoplastia completa, no entanto ainda é preciso ter alguns cuidados semelhantes, como:
- usar cinta abdominal durante todo o dia, pelo período de aproximadamente 30 dias;
- evitar esforços no primeiro mês;
- ficar levemente curvado para frente durante os primeiros 15 dias para evitar a reabertura dos pontos;
- dormir de barriga para cima durante os primeiros 15 dias;
Observação: é importante a realizações de, no mínimo, 20 sessões de drenagem linfática manual em dias intercalados com início cerca de 3 dias após a cirurgia.
Qual é o certo para você?
Então, como você pode decidir se quer escolher mini-abdominoplastia ou abdominoplastia completa? A decisão realmente se resume a seus objetivos pessoais e se você é um candidato melhor para uma opção ou outra.
Homens e mulheres que precisam de correção mais significativa provavelmente verão um resultado melhor de uma abdominoplastia completa.
Leia também: