Gluteoplastia: procedimentos cirúrgicos

gluteos-enxerto-gordura-300x104

Gluteoplastia é o procedimento para aumentar o bumbum, que tem o objetivo de remodelar a região, restaurando o contorno, a forma e o tamanho dos glúteos.

Se você tem dúvidas como essa cirurgia funciona e quer entender um pouco mais sobre o assunto, esse artigo foi feito para você! Nele abordaremos os procedimentos cirúrgicos, processo de cicatrização, pós-operatório e resultado final da cirurgia. Acompanhe conosco!

Gluteoplastia: procedimentos cirúrgicos

Gluteoplastia é um procedimento que envolve a colocação de implantes de silicone projetados para obter um aumento glúteo. Os implantes são colocados sob o músculo com uma técnica especial para que sua aparência seja tão natural quanto possível.

Essa cirurgia pode ser realizada por homens e mulheres que querem melhorar o contorno e a consistência da região, que é considerada a paixão nacional.

A consulta para cirurgia plástica de glúteos

Durante a consulta, o cirurgião irá avaliar o grau de hipotrofia (diminuição de volume) muscular e flacidez dos glúteos para que possa ponderar sobre a necessidade de realizar a gluteoplastia com prótese de silicone ou com enxerto de gordura nos glúteos.

A escolha do tamanho é baseada no resultado desejado pelo paciente, sendo necessária uma avaliação prévia de suas medidas anatômicas para que se decida o tamanho dos implantes que irá utilizar na cirurgia.

A cirurgia

Inicia-se a gluteoplastia com o paciente anestesiado e sob sedação. A prótese é inserida dentro do músculo glúteo maior através de uma incisão (corte) entre os dois glúteos de aproximadamente 5 cm. Os implantes são “camuflados” nas fibras musculares. Após a cirurgia, o paciente deve ficar pelo menos um dia internado.

Duração da cirurgia

A cirurgia plástica dura cerca de 2 horas. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar esse tempo.

Tempo de internação

Em média, de 24 a 48 horas.

Tipos de Próteses

Existem 2 tipos de prótese para glúteos, que se diferenciam basicamente pelo formato e tipo de superfície, cada uma tendo sua indicação, sendo que a escolha é feita baseada no bumbum de cada paciente. São elas:

Prótese redonda: projeção única

São mais utilizadas em pessoas de estatura baixa e nádega curta, dando um formato mais arredondado para o bumbum. São preenchidas com gel coesivo e possuem superfície lisa. Apresenta projeção única e tem volume máximo de 370 ml.

Prótese oval: prótese Quartzo

Este implante é preenchido com um gel mais duro, chamado Biodesign, que é mais apropriado à área do bumbum. Este gel é capaz de reproduzir os tecidos moles, permitindo melhor adequação do implante à área de destino.

A Prótese Quartzo apresenta 2 tipos de projeção: alta e baixa. Está disponível nos volumes de 200 a 500 ml.

Este é o tipo de prótese mais utilizada, indicada às pessoas que possuem a nádega longa ou que queiram obter um bumbum com a aparência de musculoso.

O que muda nos glúteos, após a inclusão da prótese?

Após a inclusão da prótese, os glúteos aumentam de volume, mais projetados, com contorno mais bonito e harmonioso e com consistência mais firme e nítida.

Como são as cicatrizes da cirurgia

A cicatriz resultante da gluteoplastia é discreta e quase imperceptível. É posicionado no sulco inter glúteo, ou seja, entre as duas nádegas, em uma área oculta para biquíni. O tamanho da cicatriz é o menor possível para a passagem do enxerto, aproximadamente 5 cm.

Quando terei o resultado definitivo da gluteoplastia?

O resultado se torna evidente logo nas 48 horas, sendo que durante os dois primeiros meses o inchaço comum ao procedimento irá diminuir e a cicatrização ficará completa.

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo da gluteoplastia se dá após seis meses, que é quando a cicatriz (que fica escondida na prega entre as nádegas) amadurece.

Recuperação para gluteoplastia

  • Os resultados finais de uma cirurgia são avaliados após vários meses.
  • No caso de implantes, o cuidado é maior, e recomenda-se não sentar ou apoiar as nádegas por cerca de 10 dias até que a inflamação diminua e os pontos fiquem bem.
  • Você deve permanecer em repouso por uma semana ou dez dias, descansando com a face para baixo ou para os lados.
  • Evite exercícios pesados como força nos músculos glúteos

Dicas gerais antes da cirurgia de gluteoplastia

  • Não fume por 30 dias antes da operação.
  • Não use cremes corporais a partir da véspera da cirurgia e não se depile ou raspe os pelos pubianos em casa.
  • Beba muitos líquidos antes da cirurgia.
  • Na noite anterior à cirurgia, lave as nádegas com uma solução antibacteriana, que removerá os germes da pele que podem causar infecções.
  • Durma bem.
  • Escolha roupas confortáveis e folgadas, como roupas de botão na frente, calças elásticas ou blusas largas.
  • Trazer os resultados de análises laboratoriais, como radiografia e avaliação cardiovascular, solicitadas pelo cirurgião.
  • É importante que um membro da família o acompanhe antes e depois da cirurgia.
  • Tome medicamentos de acordo com o tempo e nas doses recomendadas.

O cirurgião plástico é o profissional indicado para realizar todo o acompanhamento da gluteoplastia, desde a avaliação inicial, opção pelo tipo de procedimento, realização da cirurgia e acompanhamento pós-operatório.

Portanto, é fundamental a escolha de um especialista de confiança e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Deixe um comentário