A importância dos exames pré-operatórios

exames-pre-operatorio

Exames para a cirurgia plástica – é extremamente importante que você siga cada uma das orientações médicas e faça todos os exames solicitados na consulta. Essas informações são solicitadas pelo seu médico para que ele tenha mais informações sobre você e seu condicionamento físico.

Exames pré-operatórios

Submeter a exames pré-operatórios e testes, antes de sua cirurgia estética é de extrema importância.

Esses exames ajudarão seu cirurgião plástico a avaliar quaisquer fatores de saúde que possam afetar o procedimento e/ou a recuperação após a cirurgia. Isso também ajudará a minimizar os riscos que podem ocorrer durante a operação.

Confira abaixo, quais são os principais exames necessários para realizar uma cirurgia plástica:

Hemograma

Com o hemograma, o médico terá uma visão geral sobre o seu estado de saúde, determinando o número de glóbulos vermelhos e vendo se existe alguma infecção presente no organismo. Por ser um exame completo, ele também analisará a presença de doenças como leucemia e anemia.

Caso o responsável pela cirurgia observe no resultado algo fora do normal, ele dará todas as indicações necessárias para começar um tratamento antes de o procedimento ser realizado. Qualquer infecção no pós-operatório pode trazer grandes problemas, por isso é necessário que ela seja tratada antes da cirurgia.

Eletrocardiograma (ECG ou EKG)

Essencialmente, o ECG é um teste médico que informa se o seu coração está em boas condições através da detecção de quaisquer anormalidades cardíacas, medindo a atividade elétrica do coração quando ele se contrai.

O ECG também pode verificar o problema cardíaco ou doenças, como pressão alta, diabetes ou cigarro. Todos estes podem ter um grande efeito na realização do procedimento e no período de cicatrização.

Raio-X de tórax

O Raio-X de tórax também é um dos testes que podem ser necessários para o seu procedimento. Isso geralmente é feito para verificar a condição de seus pulmões e verificar se você tem dificuldades respiratórias quando é anestesiado.

Este teste é especialmente solicitado se você é um fumante ou tem um histórico de tabagismo. Sinais de pneumonia ou qualquer distúrbio respiratório podem resultar no adiamento ou no cancelamento de sua cirurgia.

Coagulograma

Este exame identifica o grau de coagulação do sangue ou a presença de algum distúrbio. Algumas pessoas possuem anomalias que aceleram a coagulação sanguínea, enquanto outras pessoas têm problemas para que o sangue coagule na velocidade certa. Isso não chega a impedir a cirurgia, mas pode agravar a recuperação do paciente.

Por que esses testes são importantes?

Os testes são importantes para verificar se está tudo bem com o paciente e para evitar complicações durante a cirurgia ou na fase de recuperação, como anemia ou infeções graves.

Seja honesto com seu médico

Você pode ficar tentado a mentir sobre seu histórico médico por medo de que algo possa estar entre você e a barriga que você sempre quis! Mas, não podemos enfatizar isso o suficiente: não esconda nada do seu médico.

Se o cirurgião plástico se recusar a realizar a cirurgia porque sua saúde pode ser comprometida, você sempre poderá obter uma segunda opinião. Mas, não deixe de levar em conta o fato de que eles provavelmente recusaram fazer a cirurgia por um bom motivo.

É extremamente importante que o paciente siga cada uma dessas indicações e faça todos os exames para cirurgia plástica que o médico achar necessário. Assim, todas as medidas e precauções serão tomadas antes do procedimento.

Toda informação é importante para ajudar na hora da operação e na sua recuperação.

Independente da cirurgia plástica, o médico poderá exigir outros exames para assegurar ainda mais a sua segurança.

Deixe um comentário